Ana Maria Braga se afasta do ‘Mais Você’ para cumprir promessa em Portugal

Apresentadora pediu para se curar do primeiro câncer – na pele, em 1991 – e visita Nossa Senhora de Fátima todo ano para agradecer

Ana Maria Braga contou no Mais Você desta quarta-feira (15) que vai se afastar do programa nos próximos dias para cumprir uma promessa feita a Nossa Senhora de Fátima há trinta anos.  A apresentadora, de 73 anos, viaja anualmente a Portugal para agradecer pela cura de um câncer na pele, descoberto em 1991. “Tem uma promessa que fiz lá atrás, quando tive câncer pela primeira vez na vida, de ir visitar Nossa Senhora lá em Fátima pelo menos uma vez por ano. Eu preciso achar sempre uma vaga na minha vida para poder ir lá”, explicou.

Reprodução / TV Globo

Reprodução / TV Globo

 

“Eu queria pedir licença para vocês, que nós vamos ter o feriado de Corpus Christi a partir de amanhã, e eu vou lá para Portugal cumprir a minha promessa. Estou levando uma imagem dela, que um artista fez, que vai ser benta em uma missa lá na Capela das Aparições. A partir de amanhã, o Fabrício Battaglini e a Talitha Morete vão estar aqui. Eu volto na semana que vem. É bem rapidinho. Eu vou lá e orar por todos vocês”, prometeu.

CÂNCER

Em abril de 2020, Ana Maria contou que estava curada do segundo câncer de pulmão. “Sumiu tudo”, disse ela durante o Encontro, confirmando que recebera a notícia no dia anterior, após fazer um PET scan, exame de imagem que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas radioativas no organismo.

“Fui fazer os exames para saber em que pé tava, se tinha dado certo. Ontem, quando terminei o PET scan, o pessoal que participou do exame de imagem, saiu aplaudindo. Comparando meu exame da primeira vez para ontem, sumiu tudo”, disse. “Tem um período que eu continuo a fazer tratamento para garantir que as células foram embora, e partir para a comemoração da vida, que é o mais importante.”

Na ocasião, a apresentadora do Mais Você disse que já havia feito quatro sessões de quimioterapia, e estava muito positiva. Ela nunca havia parado de fumar, mas afirmou que dessa vez conseguira deixar o hábito. “Queria muito falar para as pessoas prestarem atenção aos sinais do corpo. Eu só ia fazer em março o meu retorno, mas senti no final do ano que alguma coisa estava acontecendo com o meu corpo. Não estava com aquela força vital”, disse a apresentadora, ao mencionar que adiantou seus exames para dezembro de 2019. “Prestar [atenção] no seu corpo, nos sinais. E um sentido mesmo. Não deixe passar isso. Em um sistema de saúde como esse do Brasil é complicado marcar um exame, mas não desistam”, completou.

Em dezembro de 2015, Ana Maria também revelou durante o Mais Você que estava tratando um câncer no pulmão. Ela precisou passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor em seu pulmão esquerdo. Antes disso, ela enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer detectado na virilha e no reto. “Tinha hora em que eu ligava o chuveiro, deitava embaixo e chorava muito”, contou em uma entrevista à Folha, em 2016.

“É natural que isso aconteça. Mas você tem que acreditar de verdade. Eu dizia ‘vou aguentar’. Nunca imaginei que a doença seria maior do que eu. Eu fumei por tanto tempo, é previsível. Foi minha culpa. Quer dizer, não é questão de culpa, é vício. Sou viciada em nicotina, como um drogado ou um alcoólatra”, disse, na época. A apresentadora também afirmou na ocasião que a radioterapia havia sido “arrasadora”, mas que se sentiu “sortuda” por ter acesso “ao que há de melhor na medicina”.

Ana Maria Braga aparece com cabelo cor de rosa no Mais Você (Foto: Reprodução)
Ana Maria Braga aparece com cabelo cor de rosa no Mais Você (Foto: Reprodução)
Ana Maria Braga aparece com cabelo cor-de-rosa no Mais Você (Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.