NOTÍCIAS

IFSP participa do Dia de Luta pela Democracia Brasileira com debate entre Federais paulistas – IFSP

Evento acontece na próxima quinta-fera (5) e será transmitido pelo Youtube

O dia 5 de outubro, que marca o aniversário da promulgação da Constituição Federal, ganhou um significado adicional: o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. Esta foi uma iniciativa, liderada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e outras entidades científicas e da sociedade civil, também foi incorporada ao calendário das Instituições de Ensino Federais do Estado de São Paulo.

Para enriquecer o debate sobre os valores e princípios democráticos, as instituições de ensino Federais do estado de São Paulo promoverão uma Mesa-Redonda sobre o “Dia de Luta pela Democracia Brasileira” no dia 5 de outubro, a partir das 17 horas. Os participantes da mesa-redonda incluem:

O evento será transmitido ao vivo no Canal do IFSP no YouTube.

Esta é uma atividade nacional, com o apoio de várias instituições, incluindo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), universidades públicas, institutos Federais e Centros Federais de Ensino. Uma mesa redonda nacional exclusiva sobre o tema está programada para ocorrer das 14 às 16 horas, juntamente com várias outras atividades organizadas pelas entidades participantes. A programação completa das universidades e institutos federais estará disponível no site da Andifes.

Segundo a Andifes, o Dia de Luta pela Democracia Brasileira nasceu da necessidade de conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, sobre os fundamentos essenciais da democracia diante dos desafios relacionados à ditadura, tortura e censura. Em um regime democrático, os direitos como liberdade de expressão, manifestação, locomoção e acesso à justiça são garantidos e devem ser fortalecidos.