NOTÍCIAS

Parceria entre Semhab e Sesc oferta exames de mama e citológicos para moradoras de residenciais

Engajada na Campanha Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Habitação de João Pessoa (Semhab) ofertou exames para as moradoras dos Residenciais Vista do Verde, no Bairro das Indústrias, e Vista Alegre, no Colinas do Sul. A iniciativa aconteceu nesta terça-feira (24), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que disponibilizou sua unidade móvel.  

A ação, realizada pela equipe da Gerência do Programa Saúde da Mulher, atendeu cerca de 60 mulheres com exames de mama e citológico. “A campanha Outubro Rosa foi um grande sucesso, pois facilitamos a vida dessas mulheres, que tiveram a oportunidade de fazer o exame da mama e o citológico sem precisar recorrer a um posto de saúde. O resultado elas vão receber em no máximo duas semanas e, se houver necessidade, farão  exames complementares. Nós vamos acompanhar tudo através da nossa equipe técnica e social’, explicou a secretária de Habitação, Socorro Gadelha.  

A dona de casa Maria da Guia da Silva, de 65 anos, é moradora do Vista do Verde e já participa de outras atividades realizadas pela Prefeitura, como as aulas de ginástica. Ela disse que sempre é bem acolhida pela equipe técnica. “Me escrevi para fazer o exame de mama, o que foi muito bom, porque como dona de casa sempre tem algum serviço pra fazer e fico sem tempo. Mas através da Semhab conseguiu fazer o exame sem perder tempo”, disse a moradora.  

Quem também aproveitou o serviço foi Maria Aparecida Menezes de Jesus, de 59 anos, mãe de três filhos e que trabalha como manicure para complementar a renda da família. “É preciso fazer o exame para se prevenir contra uma doença grave. A prevenção é sempre a melhor forma de se prevenir de uma doença. Aproveito e parabenizo a Prefeitura que faz um acompanhamento diário com nós moradores”, afirmou.   

A ação ainda beneficiou mulheres que moram nas imediações dos residenciais e que participam com frequência das atividades promovidas pela Semhab. “O nosso público alvo são as mulheres dos residenciais, mas nós acolhemos as moradoras do bairro. A recomendação do prefeito é ‘cuidar da cidade e das pessoas. Por isso que vamos promover a campanha ‘Novembro Rosa’, porque o câncer de próstata tem tirado a vida de muitos homens pela falta de um exame simples”, ressaltou Beto Pirulito, secretário executivo de Habitação.