Arte: Jéssica Palma
Por: Rose Campos
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), abriu as inscrições do mês de fevereiro para vagas em creches na cidade, as quais podem ser feitas até o dia 26 de janeiro.
Para se inscrever, os pais ou responsáveis poderão realizar o cadastro de forma on-line, acessando o link: https://abre.ai/vagascrechefev24. Os documentos necessários são: certidão de nascimento da criança; documentos dos pais com foto e que constem o número do CPF; comprovante de residência no município de Sorocaba em nome dos pais ou responsáveis e atualizado, no máximo, nos últimos três meses. De forma digital, os arquivos deverão ser anexados no site da Sedu (educacao.sorocaba.sp.gov.br), por meio de fotos (JPEG) ou em PDF.
Podem ser inscritas para as vagas em creches crianças com idade entre três meses a três anos. Nas situações específicas para classificações prioritárias, as comprovações necessárias são: laudo médico, em caso de deficiência da criança ou dos pais/responsáveis; comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis; comprovante judicial de guarda e documento que comprove participação no Cadastro Único.
“A Secretaria da Educação está se preparando e vem disponibilizando um número crescente de vagas, a partir da construção de novas unidades dos Centros de Educação Infantil (CEIs), no município. No ano passado já foram entregues duas novas unidades e, neste ano, outras estão na programação para serem entregues em breve”, destaca o secretário da Educação, Clayton Lustosa.
Atenção às documentações
A Sedu ressalta que é preciso estar atento às seguintes documentações, no momento da inscrição: comprovante de endereço deve estar em nome dos pais ou responsáveis pela criança. Na comprovação de trabalho, muitas pessoas não apresentam documentação adequada: como holerite, comprovante de INSS ou, se for autônomo, carnê de contribuição do INSS; registro de microempresário individual ou carnê de contribuição do ISS e declaração de trabalho do empregador, em papel timbrado, com a devida identificação da empresa, informando o tipo de atividade realizada, renda e carga horária semanal, a qual deve estar assinada por duas testemunhas, conforme Decreto nº 26.419, de 20 de outubro de 2021.
Nas inscrições on-line, os pais igualmente deverão se atentar à confirmação de que a inscrição foi aprovada. Caso a inscrição seja indeferida por algum motivo, uma nova deverá ser realizada dentro do prazo estipulado no mês ou no próximo período de inscrição, conforme calendário que é divulgado no site da Secretaria da Educação.
Resultado das inscrições
O resultado das inscrições também é publicado no site da Sedu, todos os meses, em data preestabelecida em calendário. O próximo resultado será publicado no dia 2 de fevereiro. Para crianças contempladas com a vaga, é necessário fazer a matrícula diretamente na unidade escolar, no período entre os dias 5 e 9 de fevereiro.
Em caso de dúvidas, a Sedu disponibiliza os seguintes canais de atendimento para o munícipe: o e-mail: [email protected] e o WhatsApp: (15) 3228-9516.