NOTÍCIAS

Desfile cívico-militar leva multidão às ruas com participação de vários órgãos da Prefeitura de João Pessoa

Um grande público prestigiou, neste domingo (7), o tradicional desfile cívico-militar alusivo aos 203 anos da Independência do Brasil, realizado na Avenida Duarte da Silveira, no Centro de João Pessoa. Com a participação de integrantes das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), Saúde (SMS), com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), através da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o desfile empolgou os expectadores de várias idades.

A solenidade teve início com as apresentações das tropas militares e o hasteamento da bandeira do Brasil no Pavilhão Nacional no pátio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Em seguida, passaram pela avenida tropas do Exército, Aeronáutica e das Polícias Civil e Militar.

Órgãos da PMJP marcaram presença – A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa participou do desfile com mais de 100 representantes, além de contar com a presença da Banda 5 de Agosto, composta por 45 integrantes e porta-bandeiras. Durante o desfile, a Guarda também apresentou ao público parte de sua frota de veículos utilizados para realizar o policiamento preventivo, como ônibus de videomonitoramento, automóveis, motocicletas, grupo de ação ambiental e grupo de apoio, entre outros.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde também marcou presença no desfile com o pelotão da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, formado com ambulâncias (4), motocicletas (8) e um veículo da coordenação. Equipes do Samu-JP também estiveram de plantão no local do desfile para atender eventuais ocorrências, conforme o Plano Operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel organizado para o evento.

Trânsito e mobilidade – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana participou do desfile com nove viaturas de fiscalização, 10 motocicletas e seis bicicletas. Os mascotes da Semob-JP, ‘Semobinho’ e ‘Bibi’, também integraram o pelotão destinado ao órgão, que também contou com o desfile dos filhos dos funcionários da autarquia, numa iniciativa para estimular a educação no trânsito desde a primeira infância.

Agentes de mobilidade urbana também estiveram em ruas próximas ao local do desfile orientando os motoristas quanto às alternativas de trânsito, já que alguns trechos tiveram que ser bloqueados para garantir a segurança do evento. A equipe também atuou na fiscalização e acompanhamento do plano de transportes montado para atender a população desde às 5h da manhã, com áreas destinadas a táxis e reforço nas linhas de ônibus.

Educação – Encerrando a participação da Prefeitura de João Pessoa no desfile de 7 de Setembro, a Secretaria de Educação e Cultura levou 650 alunos das escolas municipais Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez (Gramame), Aruanda (Bancários), Santos Dumont (Varadouro) e Frutuoso Barbosa (Ilha do Bispo), além da Banda Marcial da Sedec, que conta com 120 integrantes.

Este ano, um dos projetos trabalhados pela Sedec foi o ‘Educação que Planta Futuro’, cujo tema abordado foi ‘Justiça Climática para Transformar a Paraíba’. As escolas da Rede Municipal de Ensino também apresentaram projetos desenvolvidos nas unidades de ensino, como Robótica, Bolshoi, Sala Google, Esporte, dentre outros.

Público prestigiou o desfile – O casal Jairan Silva e Adrielly Marinho fez questão de levar o filho Lucas, de apenas 2 anos, para acompanhar mais uma vez o desfile. Moradores do bairro do Roger, os dois disseram que gostam de participar do evento e destacaram a importância de transmitir essa tradição para o pequeno Lucas. “Sempre vinha com minha família assistir aos desfiles, que está muito bonito e organizado. Acreditamos que é importante passarmos para o nosso filho esse princípio e tradição. É um grande aprendizado para ele”, contou Adrielly.

Já a aposentada Aparecida Araújo, que mora no Distrito Mecânico, lembrou da época em que desfilava como aluna do Lyceu Paraibano. Hoje, cadeirante aos 77 anos contou com a ajuda de um sobrinho para prestigiar o desfile. “Eu gosto de assistir, mas por conta da minha limitação passei um tempo sem vir. Este ano, graças à ajuda do meu sobrinho Geraldo, que me trouxe, pude apreciar tanta coisa boa aqui. É uma felicidade sem tamanho”, destacou.

Renda extra para comerciantes – O vendedor de espetinhos, Clécio Bezerra, aproveitou o evento para garantir uma renda extra no final do dia. Ele disse que comercializa seus produtos há mais de 10 anos e comemorou a boa procura dos clientes. “Todos os anos estou aqui, já é uma tradição. Por conta do grande público consigo aumentar em cerca de 50% o meu faturamento nesse dia”, revelou.