A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou a segunda-feira (20) com equipes em ação em diversos bairros de João Pessoa, garantindo a coleta domiciliar e a execução de serviços de manutenção e conservação por toda cidade.
No cronograma de coleta domiciliar, as equipes estão atuando nos bairros Mumbaba, Distrito Industrial, Cristo, Rangel, Baixo Roger, Grotão, Gervásio Maia, Cuiá, Cidade Verde I e II e Comunidade do Timbó.
O serviço contempla ainda os bairros de Mangabeira, Jardim Veneza, Bairro das Indústrias, Miramar, Tambauzinho, Altiplano, Barra de Gramame, Brisamar, João Agripino, Padre Zé, Pedro Gondim, Penha e Seixas, Portal do Sol, São José, Bairro dos Estados e Expedicionários.
Além da coleta, a Emlur também desenvolve ações de conservação em vários pontos da cidade, incluídos numa programação que contempla todas as vias ao longo do ano, com serviços de pintura de meio-fio, capinação, remoção de podas e roçagem, entre outros. Nesta segunda-feira, as equipes atuam nos bairros Valentina, Seixas, Costa do Sol, Muçumagro, Mumbaba, Manaíra e na área do Parque do Canal do Shopping.
O trabalho de capinação e roçagem mecanizada foi reforçado com equipes que realizam manutenção em importantes vias como a Perimetral Sul, em Manaíra, Mangabeira, principal do Detran-PB e principal de Água Fria.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou a importância da integração entre os setores da Autarquia para garantir o bom funcionamento dos serviços. “A limpeza urbana é um trabalho contínuo e integrado. As ações de coleta, capinação, roçagem e pintura de meio-fio se complementam e ajudam a manter João Pessoa sempre limpa, bonita e bem cuidada”, afirmou o superintendente.
Moradora do Cidade Verde (Mangabeira VIII), dona Goretti Fontes reforça a importância da colaboração dos moradores. “Aqui em casa a gente já sabe o horário certinho. Segunda, quarta e sexta à noite tem coleta, e eu sempre coloco o lixo na calçada na hora certa. Assim a rua fica limpa e ajuda o trabalho dos agentes”, contou a dona de casa.
A Emlur orienta os moradores a acompanharem o calendário de coleta domiciliar e lembra que a colaboração da população é essencial para manter a cidade organizada, limpa e sustentável.