NOTÍCIAS

Fatecs de SP divulgam resultado dos pedidos de isenção e redução da taxa do vestibular





Candidato que recebeu benefício deve fazer inscrição até 12 de dezembro; recurso contra pedido indeferido pode ser feito até sexta-feira



Já é possível consultar pela internet o resultado das solicitações de isenção total e redução de 50% do valor da taxa de inscrição para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Quem receber o benefício deve fazer a inscrição para o Vestibular das Fatecs até 12 de dezembro.

O candidato que teve o pedido indeferido pode entrar com recurso entre esta quinta-feira (9) e sexta-feira (10) pelo site www.vestibularfatec.com.br, no mesmo campo em que a solicitação foi registrada. A divulgação da análise será no dia 23, a partir das 15h, também pela internet.

As Fatecs do Centro Paula Souza (CPS) oferecem 19.445 vagas para o primeiro semestre de 2024, distribuídas entre as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular das Faculdades de Tecnologia e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do vestibular, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br até as 15h do dia 12 de dezembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 84 em dinheiro em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta Getnet, disponível na internet. O prazo para o pagamento vai até o encerramento das inscrições.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber datas e horários de atendimento.

Provão Paulista

O exame de avaliação seriada do Governo de São Paulo, o Provão Paulista, será aplicado entre novembro e dezembro. Participam alunos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras redes públicas de ensino, incluindo escolas municipais e de outros estados.

É importante destacar que o Vestibular das Fatecs e o Provão Paulista oferecem vagas distintas e ocorrem de forma independente. O estudante que vai participar do Provão Paulista também pode fazer a inscrição para o Vestibular das Fatecs e aumentar suas chances de ingressar em um curso superior de tecnologia. As vagas das Fatecs reservadas para o Provão Paulista que não forem preenchidas serão transferidas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024.

O candidato que prestar os dois exames, Provão Paulista e Vestibular das Fatecs, e for classificado para as duas opções, ingressará da seguinte forma: quem for aprovado para o mesmo turno, curso e Fatec, entrará pelo processo seletivo em que obtiver melhor classificação. Já o ingressante que for classificado para vagas em turno, curso e/ou unidades diferentes deverá realizar a opção por um dos exames no prazo estabelecido no calendário de convocações para matrícula.

Todos os alunos do Ensino Médio das Etecs e da Seduc-SP estarão inscritos automaticamente no Provão Paulista. Não há cobrança de taxa de inscrição. Os estudantes da terceira série do Ensino Médio devem indicar os cursos de preferência até 8 de dezembro pela internet.